sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Interpretação de textos com alternativas

Olá pessoal...
Esses textinhos são muitos úteis para nossos alunos! Façam bom proveito!!!
Foram retirados do blog: Cantinho das Atividades (cantinhodasatividades). Vale a pena conferir...
Super beijo a todos!
A BONECA GUILHERMINA

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita,
que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela.
Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do
armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As
reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum –
Vol. 8.

O trecho "A Guilhermina é a boneca mais bonita
da rua" ( . 13-14) expressa
(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B) um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.

No trecho "Mas quando ela chora, eu não aguento" ( . 11-12), a expressão sublinhada
significa, em relação à dona da boneca, sentimento de
(A) paciência
(B) pena
(C) raiva
(D) solidão

 CRIANÇA DIZ CADA UMA...
   Aninha já estava com dois anos. Loira, linda. Nunca tinha cortado os cabelos. Eram amarelos-ouro e cacheados. “Parecia um anjinho barroco”, diz a mãe coruja.
  Lá um dia, a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros. Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.
  Mamãe vai cortar o cabelinho da Aninha.
  Aninha olha para a tesoura, se apavora.
  Não quero, não quero, não quero!!!
  Não dói nada...
  Não quero!, já disse.
  E sai correndo. A mãe sai correndo atrás. Com a tesoura na mão. A muito custo,  consegue tirar a filha que estava debaixo da cama, chorando temendo o pior. Consola a filha.
 Sentam-se na cama. Dá um tempo. A menina pára de chorar. Mas não tira o olho da tesoura.
 Olha, meu amor, a mamãe promete cortar só dois dedinhos.
Aninha abre as duas mãos, já submissa, desata o choro, perguntando, olhando para a enorme tesoura e para a própria mãozinha:
  Quais deles, mãe?
                                                  (PRATA, Mário. 100 crônicas de Mário Prata. São Paulo: Cartaz editorial, 1997)
1. A ação da narrativa começa quando
(A) Aninha sai correndo.
(B) Aninha abre as duas mãos.
(C) a mãe promete cortar só dois dedinhos.
(D) a mãe pega uma enorme tesoura.
2. As palavras "menina", " que" e " filha" referem-se a Aninha , são utilizadas com a intenção de:
(A) dar continuidade ao texto, evitando a repetição do nome de Aninha.
(B) reforçar a idéia de que a mãe é a personagem principal do texto.
(C) fazer substituições desnecessárias para o entendimento do texto.
(D) tornar o texto incoerente.
3. Aninha não quer cortar os cabelos porque
(A) parecia um anjinho barroco e queria continuar assim.
(B) eles já estavam nos ombros.
(C) fica apavorada ao olhar para a enorme tesoura.
(D) terá de cortar só dois dedinhos.
4. A história ganha ritmo mais acelerado pelo uso das seguintes palavras:
(A) nunca, atrás, debaixo.
(B) correndo, chorando, temendo.
(C) loira, cabelo, enorme.
(D) tempo, tesoura, própria.
5. “a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros.” Desse trecho compreende-se que
(A) para a mãe, os cabelos já estavam compridos e era hora de cortá-los.
(B) para a menina, os cabelos estavam compridos, mas não precisavam ser cortados.
(C) tanto para a mãe quanto para a menina os cabelos precisavam de um corte.
(D) os cabelos já não eram mais amarelos-ouro, por isso precisavam ser cortados.
6. “  Não quero, não quero, não quero!!!.” A repetição de não quero e as três exclamações seguidas indicam que
(A) a mãe perdeu a paciência com a menina.
(B) Aninha vai cortar o cabelo.
(C) Aninha está falando calmamente.
(D) Aninha está praticamente gritando.
 
ISSO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM

Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo, vai ter virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
           Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
           Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia!  Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
           Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plástico, papel  metal e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.
                                   Suplemento “O Estadinho”

a) O texto foi escrito para:

(A) Informar as pessoas.
(B) Divertir as pessoas.
(C) Promover um produto.
(D) Dar um recado

b) De acordo com as informações do texto, o grande problema nas cidades é:

(A) A separação do lixo.
(B) A reciclagem do lixo.
(C) A produção de lixo.
(D) Decomposição do lixo.

c) Para solucionar este problema é preciso:

(A) Separar o lixo para reciclagem.
(B) Jogar o lixo nos lixões.
(C) Limpar o lixo dos rios.
(D) Produzir mais lixo.
 Leia a receita abaixo:

Bolo de laranja com casca

INGREDIENTES:

1 laranja média
1 xícara de chá de óleo
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

Corte a laranja em 4 pedaços, retire a parte branca do miolo e as sementes que estiverem aparentes. 
Bata no liquidificador as laranjas, o óleo, os ovos e o açúcar. 
Em uma vasilha, misture a farinha de trigo e o fermento.
Adicione o conteúdo do liquidificador à mistura, mexendo com colher de pau.
Leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.


1) A receita acima indica a maneira de preparar:
( A ) Uma torta  ( B ) Um bolo
( C ) Um doce    ( D ) Um salgado


2) Para seguir a receita, o que deve ser feito primeiro:
( A ) Bater no liquidificador os ingredientes.
( B ) Levar ao forno.
( C ) Cortar a laranja em quatro.
( D ) Em uma vasilha, misturar os ingredientes.

3) Para que serve este texto:
( A ) Preparar uma receita.
( B ) Contar uma história.
( C ) Informar sobre um fato.
( D ) Dar um recado.

 
Telefone com fio

  MATERIAIS:
Barbante;
2 copos de plástico vazios;
Tesoura ou alfinete para furar os copos.

1º passo: Fure os copos com a ajuda do alfinete. O tamanho do furo precisa dar para passar o barbante. 
 2º passo: Pegue o barbante, passe pelo furo do primeiro copo. Depois vá esticando e passe pelo furo do segundo copo. 
 3º passo: Agora é hora de prender o fio nos copos. Pegue a ponta do barbante e amarre (do lado de dentro do copo). Faça a mesma coisa no outro copo. 
 4º passo: Está pronto o telefone! Agora é só chamar um amigo, Cada um fica com um copo e estica bem o barbante. 

a) O texto ensina como fazer:

( A ) Uma receita  
( B ) Um desenho
( C ) Um brinquedo
( D ) Um cartaz

b) Para seguir as instruções, o que deve ser feito primeiro:

( A ) Passar o barbante pelo furo.
( B ) Prender o fio nos copos.
( C ) Fazer o furo nos copos.
( D ) Nenhuma das alternativas.

c) Quais os materiais que você deve ter para fazer o brinquedo:
( A ) barbante, cola e tesoura                            
( b ) copos de plástico e tesoura
( B ) barbante, copos de plástico e alfinete     
( D ) tesoura e cola

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