terça-feira, 21 de agosto de 2012

Queimadas Urbanas


SEJA CONTRA A QUEIMADA URBANA!


     

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as queimadas poluem mais que carros e fábricas nas cidades. Isto ocorre porque a combustão em automóveis e fábricas é feita de forma criteriosa com tecnologia de ponta, além do uso de catalizadores e filtros. Bem diferente do que ocorre na rua, no lote, ou no quintal, onde a queimada acontece sem qualquer controle ou critério que minimize os efeitos no meio ambiente e na sua saúde.

      E de acordo com o Centro para Controle de Doenças (CDC) a fumaça produzida pela queimada urbana produz substâncias químicas que penetram no solo e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela a inalação quanto pela ingestão de alimentos contaminados com: material particulado (pó da queimada urbana), monóxido de carbono, ácido clorídrico, ácido cianídrico, benzeno (causador de pedra nos rins), estireno, formaldeído, arsênio, benzopireno, dioxina, furano, hidrocarbonetos policíclicos e metais pesados.

      Na pesquisa realizada pelo CDC as chances de ficar doente são dependentes de dois fatores:

      1) Quantidade de fumaça: a queima de 1kg de folhas, ou galhos, ou lixo, durante 10 minutos a é suficiente para desencadear sintomas respiratórios, e de pele, em adultos distantes a até 500 metros do foco da queimada.

      2) Forma de absorção: se por inalação da fumaça (predominando doenças respiratórias), ou ingestão de alimentos contaminados pela fumaça (predominando doenças no fígado e nos rins).


            Os sintomas da queimada urbana são:

 - dor de cabeça.

 - náuseas, tonturas, mal estar geral.
 - ardor e vermelhidão nos olhos.
 - obstrução e coriza nasal.

 - tosse, espirros e pigarro.
 - chiado, roncos no peito, asma.

      A repetida exposição provoca: rugas precoces, queda de cabelo, sudorese (transpira muito, “mais do que o normal”), manchas brancas e ásperas na pele (como se a pele estivesse arrepiada), dermatites (“brotoejas” no pescoço, nos cotovelos e nos joelhos), cetonúria (“urina doce”), dor e pedra nos rins (no caso da fumaça conter benzeno ou tolueno, substâncias produzidas pela queima de folhas e galhos verdes, lixo plástico, madeira envernizada, ou lenha não processada), pólipos nasais (chamados de “carne no nariz” ou de “carne esponjosa”), aumento do tamanho das adenóides, câncer.

      O tipo de câncer vai depender do material queimado: se for orgânico (folhas, galhos, restos de papel, comida, papel higiênico) é maior o risco de câncer nos pulmões, se for material inorgânico (plástico, vinil, verniz, corante, embalagens sintéticas) é maior o risco de aplasia de medula óssea (morte irreversível de todas as células formadoras de sangue - doença mais perigosa que o câncer), leucemias, câncer na bexiga, câncer no fígado.
O QUE FAZER?

      A presença de qualquer sintoma exige avaliação médica. Mas é imprescindível a boa higiene coletiva (casas e ruas limpas) e individual (4 banhos diários com sabonete neutro, esfregando bem todo o corpo e deixando a espuma agir sobre a pele por 10 minutos).

      A higienização nasal diária, livre de conservantes, com spray contendo cloreto de sódio a 9 mg por ml de água purificada é a conduta correta para limpar o material particulado nas vias respiratórias superiores.

      Não é recomendável a automedicação.
 QUEIMADA URBANA CAUSA INFECÇÕES?

   
  Segundo a EPA e o CDC são comuns as infecções, principalmente respiratórias, na população que convive em um ambiente com o ar adulterado pela queimada urbana: a fumaça impede o efeito de imunoglobulina-A, surfactante, lisozima, interferon, lactoferrina, e outras substâncias que defendem o corpo do ataque de vírus, bactérias e outros germes. Diminui a performance de células de defesa (macrófagos alveolares e nasais, eosinófilos nasais, histiócitos cutâneos, células de Langerhans e células de defesa do tipo linfócitos-T). Desregula a fabricação de muco. E desajusta a movimentação harmônica dos cílios da mucosa respiratória. Assim, qualquer resfriado pode evoluir para sinusite, bronquite, ou até pneumonia.


SE A QUEIMADA URBANA É TÃO PREJUDICIAL POR QUE AS PESSOAS CONTINUAM A FAZÊ-LA?

     
      Em estudo feito pela UNESCO a consciência ecológica é um comportamento recente. O grande problema é que o ensino formador da consciência ecológica não está acessível a todos.
COMO EVITAR A QUEIMADA URBANA?

1) Reduzir desperdício: buscar novas alternativas para o reaproveitamento e só comprar produtos manufaturados de forma ecologicamente correta.

2) Reaproveitar quando possível: comprar produtos em refil para acondicionar em recipientes próprios para a recarga.

3) Reciclar material: valorize o catador de papel, sucata e vidro.

4) Compostar os orgânicos: é o método adequado para dar fim aos resíduos e materiais orgânicos.

5) Dispensar os detritos: tudo aquilo que não for possível reduzir, reaproveitar, reciclar e compostar: dispensar na lixeira seletiva para que o caminhão da limpeza urbana colete e processe este material.

6) Educação ambiental: preservar o planeta antes que a própria natureza resolva nos ensinar a lição.


Contamos com o seu apoio para divulgar essas informações!!!




Denuncie: 190 ou 197

Nenhum comentário:

Postar um comentário