quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Os Reis Magos

Todas as pessoas que conhecem a história do Natal conhecem esses personagens que estão presentes no presépio de forma incorreta! Sim... incorreta!!! Vamos conhecer um pouco sobre esses sábios de acordo com as escrituras?

  • Quem eram os "Magos"?
Sobre os nomes dos magos, estes não são mencionados na Bíblia. Portanto todos os nomes que você possa ter ouvido como supostamente sendo seus nomes são simplesmente tradições.  Sobre a identidade dos magos, a palavra grega que é traduzida como "homens sábios" em Mateus 2:01 é a palavra "magos". Sobre o significado desta palavra, é usada pela primeira vez para a caracterização de um membro de uma casta de sacerdotes e sábios entre os medos, persas e babilônios, cuja aprendizagem foi principalmente a astrologia, astronomia...
  • Quantos eram?
Embora a Palavra de Deus nos diga que os magos trouxeram três presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus 2:21), ela em lugar algum diz que eles eram três. O que a Bíblia diz é que eles eram de número plural (“magos”), o que significa que eles eram certamente mais que um. Quantos eram, não podemos saber pois a Bíblia não diz. No entanto, pode muito bem ser que eles eram mais do que dois ou três desde que tais viagens longas como a viagem que fizeram para chegar a Belém, eram, por razões de segurança, geralmente organizadas em grandes caravanas.  
  • Quando visitaram Jesus?
 Nós todos temos visto durante o Natal, as imagens dos magos adorando juntamente com os pastores o menino Jesus na manjedoura. Por mais costumeiro que esta tradição possa ser, não é o que realmente aconteceu. Nós lemos primeiro sobre a visita dos magos em Mateus 2:1:
 
Mateus 2:1
“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém”
 
De acordo com esta passagem, os magos não chegaram a Jerusalém, senão DEPOIS que Jesus nasceu. Portanto, uma vez que eles permaneceram em Jerusalém no tempo apto para os eventos em Mateus 2:2-9 acontecerem (os magos chegaram em Jerusalém e começaram a procurar pela criança; Hérodes ficou perturbado com o que disseram, e chamou os sacerdotes e os escribas do povo para pedir-lhes para dizer onde o Messias nasceria; Hérodes chamou novamente os magos secretamente, os inquirindo para contar sobre o tempo que a estrela aparecera; finalmente, Hérodes enviou os magos para longe de Belém), é evidente que eles poderiam de modo algum poderiam ir à Belém, na noite do nascimento de Jesus, como ensina a tradição. Além disso, Mateus 2:11 nos diz:
 
Mateus 2:11
“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram”
 
Como podemos ver, quando os magos chegaram a Belém, não encontraram Jesus em uma manjedoura, mas em CASA, ou seja, em um lugar onde ele, Maria e José estavam vivendo regularmente e corretamente. Obviamente, essa não era a noite do nascimento de Jesus, “mas DEPOIS que Jesus nasceu” (Mateus 2:1). A partir daí, pode-se concluir que após o nascimento de Jesus, José e Maria se estabeleceram em Belém, em uma casa.
Além disso, como Mateus 2:11 nos diz quando eles chegaram em Belém Jesus já não era um bebê, mas uma criança pequena. Sobre a idade do jovem Jesus durante a visita dos magos, Mateus 2:16-18 nos diz que Hérodes depois de descobrir que os sábios tinham o enganado e não tinham voltado para relatar a ele:
 
Mateus 2:16-18
“irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.”
 
É importante notar aqui que, de acordo com esta passagem, Hérodes colocou um limite de idade nas crianças do sexo masculino de dois anos para baixo de "DE ACORDO COM O TEMPO QUE ELE DILIGENTEMENTE INQUERIU DOS MAGOS". Em Mateus 2:7, durante sua entrevista/interrogatório dos sábios, Hérodes inquiriu com precisão a partir deles em que tempo a estrela apareceu. Com isso, ele veio a conhecer a idade de Jesus. Assim, se Jesus nasceu quando "a sua estrela apareceu" no leste, pode-se concluir que quando os magos o visitaram ele poderia estar ainda com até 2 anos de idade.

Para resumir: 

1) A Bíblia não diz que os magos eram três, nem menciona seus nomes. 

2) Os magos eram pessoas instruídas que vieram do leste. 

3) Os magos não visitaram Jesus na noite de seu nascimento. Segundo a Bíblia quando visitaram Jesus, ele não era um bebê numa manjedoura, mas uma criança em uma casa e ele poderia até mesmo estar com até 2 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário