quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sacolas Plásticas

Os sacos plásticos apesar de úteis, causam uma tremenda poluição ao meio ambiente.
 
Eles são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, isso é, são difícies de serem degradados, podendo levar cerca de 400 anos para desaparecer completamente. Além disso, a manufatura do polietileno – substância do qual é feito o saco plástico – faz-se a partir de combustíveis fósseis o que acarreta a emissão de gases poluentes.Mas o maior problema é o destino final que damos a esses saquinhos plásticos. Eles sempre acabam nos aterros sanitários ou nos rios e oceanos quando o esgoto é jogado sem tratamento.
 
 
Nos aterros sanitários e mesmo lixões à céu aberto, os sacos plásticos dificultam e impedem a decomposição de materiais orgânicos e/ou biodegradáveis. Além disso, comprometem a capacidade do aterro, deixam o terreno muito impermeável e instável para uma boa adequação dos resíduos.
Já no mar, o saco plástico além de poluir visualmente, e diminuir a qualidade da água, provoca asfixias em animais marinhos. Baleias, tartarugas e golfinhos podem confundir algas e águas-vivas com os sacos plásticos e acabarem sufocadas, o que as leva à morte. O caso mais dramático ocorreu em 2002, quando uma baleia anã deu à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.
 
 

Oceano de Plástico

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.
Plástico no Oceano Pacífico

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

Tartaruga deformada por aro plástico
 
 

Baleia Cachalote morre com 100 sacolas plásticas em seu estômago.



          A história desta baleia é contada no Whalewatcher ACS. Cientistas do Instituto de Pesquisa de Cetáceos Pelagos (PCRI) descobriram um cachalote morto flutuando perto Mykonos, no Mar Egeu. A baleia era um juvenil macho com cerca de 17 metros de comprimento.
 
Durante a necropsia (autópsia em animais), os cientistas ficaram surpresos ao descobrir que o estômago estava muito visível, pois normalmente, o mesmo encontra-se anatomicamente bem escondido e de difícil acesso. Quando a baleia foi "aberta" o estômago literalmente "saltou para fora", e era desproporcionalmente grande e cheio". No início, a equipe de necropsia perguntou-se se a baleia havia conseguido comer uma lula gigante (o primeiro registro de uma lula gigante no Mar Mediterrâneo?!), mas não, em vez disso, encontraram inúmeras sacolas plásticas.

 

           
 
O que estamos fazendo com nosso Planeta???

Nenhum comentário:

Postar um comentário