segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os alimentos - Parte A


Como é difícil fazer com que as crianças comam alimentos saudáveis.... Aqui em casa tem uma lei: Tem que comer todos os alimentos que são colocados na mesa! E tem dado certo, minha filha tem saúde de ferro, graças ao meu lindo Deus e aos alimentos saudáveis que ela come.

Sempre achei importante mostrar para as crianças a necessidade de uma boa alimentação e já que estamos trabalhando sobre esse assunto nessa etapa, vamos lá!!!

Tipos de alimentos:



·         Alimentos Construtores: São responsáveis pela manutenção e crescimento do organismo, assim como renovação de tecidos e células. São as Proteínas, fornecidas pelas carnes, ovos, leite, feijão. Veja a importância delas no exercício físico e o mito sobre a ingestão das mesmas.

·         Alimentos Energéticos: São responsáveis pela energia do organismo. São os Carboidratos (hidratos de carbono) fornecidos pelo açúcar, massas, pães, farinhas, raízes e tubérculos, e os Lipídios, fornecidos pelas gorduras, manteiga, margarina, óleo vegetal. 

·         Alimentos Reguladores: São responsáveis pela regulação das atividades no organismo, garantindo o bom funcionamento através da Água, das Fibras, Sais Minerais e Vitaminas, fornecidos pelas verduras e frutas. Descubra a importância das Vitaminas e dos Sais Minerais para a saúde e os problemas que podem ocorrer pela deficiência ou excesso deles.



·         Para ter equilíbrio entre esses grupos de alimentos e seguir uma dieta mais balanceada, existe a Pirâmide de Alimentos. Ela é usada para que as pessoas tenham uma noção da quantidade (porções) de alimentos a serem ingeridos durante o dia. Ex: doces devem ser em menor quantidade e frutas em maior quantidade.

Pirâmide Alimentar
                                       

Grupos Alimentares



·         Grupo 1: São os Cereais, pães, raízes e tubérculos. Neste grupo estão os alimentos energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos.

·         Grupo 2: São as Hortaliças. Nesse grupo estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Frutas e os sucos de frutas naturais, que também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.

·         Grupo 3: São eles: o leite e seus derivados como queijos e iogurtes. Aqui estão os alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possui açúcar e gorduras.

·         Grupo 4: São as Carnes e ovos. Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.

·         Grupo 5: São os óleos e a gorduras; Alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. No entanto, devem ser consumidas em pequenas quantidades. Os açúcares, balas, chocolates, salgadinhos são alimentos energéticos que fornecem muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação.

Vamos Jogar?

Clique na imagem e divirta-se:

Clique nos alimentos da esteira e arraste-os até o seu devido lugar na pirâmide.
Cada acerto vale 1 ponto e você tem um minuto e meio para completar a tarefa!
Boa sorte!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário